26 de August de 2022

Sabemos que com o passar dos anos, muitas famílias constroem um grande patrimônio, entretanto, administrar muitos bens não é algo nada simples. É neste momento que muitas pessoas optam por abrir uma holding familiar.

Essa estratégia trás uma série de benefícios, como por exemplo, a redução no Imposto de Renda e eficiência na sucessão patrimonial. Por isso, vale a pena se informar como funciona e como abrir uma holding.

Neste artigo você encontrará as principais informações, entenderá o conceito de holding familiar e verá como se faz para montar uma. Boa leitura!

Índice do artigo:

O que é uma holding familiar e como ela funciona?

Holding Familiar é um tipo de pessoa jurídica criada para facilitar a administração dos bens de uma família e cuidar dele de maneira mais eficiente.

Após a criação da holding, todos os bens ou parte do acervo são transferidos das pessoas físicas para a jurídica. Esta empresa administrará os negócios e o dinheiro dos envolvidos, que em especial na holding familiar, são os membros da família.

Existem muitos benefícios na criação desta estrutura, alinhar esta estrutura com um planejamento tributário possibilitará a redução do Imposto de Renda. Outro benefício, sem dúvidas é a eficiência do planejamento sucessório, ocorrendo o falecimento de um dos sócios, os bens podem ser transferidos de maneira muito mais simples. Sim, isso inclui imóveis, investimentos, empresas e assim por diante.

Afinal, todas as regras de transferência de bens estarão dispostas no contrato social. Assim, a família não precisará lidar com o burocrático e desgastante processo de inventário, evitará brigas e disputas desnecessárias pelo controle e administração dos bens da família, reduzirá a carga tributária e protegerá os seus bens.

Mas, afinal, como eu monto uma holding familiar?

Como abrir uma holding familiar?

Para a criação de uma holding você poderá seguir os passos adiante.

Analise o patrimônio

Antes de você pensar em criar esta estrutura para gerir e administrar o seu patrimônio, é preciso que seja analisado todos os bens envolvidos, isso inclui as propriedades de quem está criando a pessoa jurídica, bem como as dos beneficiários.

O motivo para analisar o patrimônio é que, dependendo do tamanho do patrimônio envolvido pode não valer a pena a criação de uma holding, devido aos custos envolvidos, mas isso não quer dizer que você não poderá organizar ou planejar a sua sucessão.

 Com a analise feita, é possível definir qual será o melhor modelo societário a ser aplicado na holding familiar.

Escolha os sócios

A seguir, você definirá quem serão os sócios da sua holding familiar. É fundamental que você se reúna com eles para entender quais são as perspectivas de cada possível sócio. Inclusive, esta reunião é um ponto vital para alinhar as expectativas das partes envolvidas na criação desta empresa.

Um dos principais assuntos, se não o mais importante a ser tratado, é a sucessão patrimonial. Você certamente tem em mente uma linha sucessória para seus bens, e está tudo bem, mas eu te garanto que os sócios da empresa também têm planos para os deles. Por isso, ao se reunir com todos, procure entender o que eles planejam ou pensam sobre a transferência dos bens.

Na hora de elaborar a documentação, todas essas informações colhidas na reunião serão extremamente úteis e necessárias. Entenda, isso fará com que você destine e alinhe as expectativas de seus sucessores.

Defina o tipo societário

Agora está na hora de você definir qual será o tipo societário da holding. Normalmente, os mais utilizados são a sociedade anônima e a sociedade limitada, lembramos que não existe nenhuma fórmula mágica ou receita pronta para a criação de uma holding, pois tudo dependerá da analise de cada caso em concreto.

O que podemos te adiantar é que muitas pessoas optam pela sociedade limitada, em especial por que ela contribui para a proteção do patrimônio familiar. Neste tipo de sociedade existe maior liberdade na elaboração do contrato social.

Utilizando a limitada é possível garantir que os sócios não terão permissão para vender sua participação para terceiros, por exemplo. Além da constituição desta empresa ser mais simples e com um custo menor que a sociedade anônima.

Como dissemos, não se pode dizer ou afirmar qual é o tipo societário ideal para todas as famílias. Cada uma precisa analisar a própria situação e entender qual será o modelo que atenderá melhor às necessidades dos sócios.

Faça um planejamento tributário

Aqui está um passo fundamental na abertura de qualquer empresa, as escolhas no seu planejamento tributário podem ter um grande impacto na carga tributária.

Entenda, é preciso fazer um planejamento tributário cuidadoso e eficiente para evitar que se pague impostos desnecessários.

Elabora a documentação

Se você seguiu os passos anteriores, agora é hora de cuidar da documentação. Um dos documentos essenciais para esta estrutura é o contrato social, que deverá incluir todas as regras de sucessão definidas na reunião com os sócios.

É durante a elaboração da documentação que se transferem os bens das pessoas físicas para a holding, este é o passo que garante a proteção do patrimônio. Lembramos que os documentos necessários deverão ser registrados nos órgãos competentes.

Conte com profissionais capacitados

Você deve ter percebido que a criação de uma holding familiar requer muita atenção e bastante cuidado. Como se trata de uma pessoa jurídica, é fundamental contar com os serviços de profissionais, ou o seu planejamento poderá sair mais caro do que você imagina.

Agora que você já sabe como abrir uma holding, comece analisando o seu patrimônio. Este é sem dúvida o passo fundamental para entender se ela será vantajosa para a sua família. Cuidar bem do seu patrimônio, seus negócios e preservar o seu legado para as futuras gerações é sem duvida alguma um grande gesto de amor.

Gostou das informações sobre a abertura da holding? Assine nossa newsletter e fique sabendo quando publicamos novos artigos em nosso blog!

 

Se inscreva para receber nossos conteúdos

Leave a Comment

Enviar uma mensagem
Olá, seja bem-vindo 👋
DSD Sociedade de Advogados
Olá, seja bem-vindo 👋
Podemos ajudá-lo?